terça-feira, 16 de agosto de 2011

Elvis Presley, a Lenda, o Mito... o Rei do Rock


Elvis Presley, Concerto na Flórida, 1972


"Quando era garoto, me imaginava na pele dos heróis das minhas histórias em quadrinhos e dos filmes a que assistia. Cresci agarrado a este sonho, e ele acabou por se realizar. É tudo que um homem pode desejar.”
                                              Elvis Presley (Elvis On Tour, 1972)

Hoje, completa 34 anos que o Rei do Rock faleceu. Elvis Presley foi uma celebridade viva, deixou um legado de fãs e muita saudade. Calcula-se que nos últimos 50 anos, mais de 1 bilhão de seus discos tenham sido vendidos no mundo todo.




Para quem é fã incontestável de Elvis Presley, e para quem tem curiosidades em conhecer um pouco sobre a vida de um dos maiores ícones da cultura popular do século XX, a dica é o livro: Elvis Presley e a Revolução do Rock, de Sebastian Danchin, Editora Agir.



 Capa do livro: Elvis e a Revolução do Rock


Elvis Presley, a lenda, o mito...o rei do rock. Fazer uma biografia sobre o homem que mudou a história da música em todo o planeta é uma tarefa árdua. Sebastian Danchin conseguiu não apenas lançar um olhar objetivo sobre a vida de Presley, como também foi capaz de mostrar, com riqueza de detalhes, qual foi a sociedade que o moldou, e como ele, por outro lado, acabou por influenciá-la profundamente. O leitor entenderá o extraordinário destino desse ex-caminhoneiro que conquistou e viveu uma vida repleta de sexo, drogas, mulheres, amor, sucesso e que, por fim, alcançou a eternidade através da música.


Escrever


Estão lá relatos da infância miserável, da revolução causada nos anos 50 (quando  Elvis detonou a explosão mundial do rock'n'roll), da involução dos anos 60 (com filmes e músicas de baixa qualidade) e da agonia existencial dos 70, década que culmina com um Elvis inchado e morto no banheiro porque seu coração não suportou as doses de pílulas diárias e a consciência de que o Rei do Rock havia perdido a coroa ao se transformar numa paródia de si mesmo.




A ascensão de Elvis Presley, em 1956, mudou para sempre a história da música e da cultura popular. Arauto do rock’n’roll, o artista foi peça fundamental para consolidar esse gênero musical e a aura de rebeldia e jovialidade associada a ele. Por ser branco e ter nascido no sul da dos Estados Unidos, Presley também ajudou a disseminar a cultura negra por todo o país facilitando sua aceitação e apreciação por parte da população branca. Devido ao sucesso estrondoso, Presley foi então transformado em símbolo da América triunfante, instrumento de propaganda internacional e de exportação do american way of life.

Após a morte de Elvis Presley, já não se trata de calcular o número de discos vendidos ou de espectadores de seus filmes, mas de entender como “um branco capaz de cantar como um negro” se tornou a referência cultural de sua geração e como modificou toda a nação norte-americana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário