domingo, 14 de agosto de 2011

Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas




O livro “Um dia, vinte anos, duas pessoas" de David Nicholls, da Editora Intrinseca,  narra de forma diferente, criativa, divertida e emocionante a história de dois personagens que após passarem a madrugada do dia 15 de julho de 1988 juntos, suas vidas, no dia seguinte, seguem rumos diferentes. Numa tentativa muitas vezes frustrada de repetir a magia que os uniu naquela noite, Dexter Mayhew e Emma Morley  não perdem o contato, tornam-se grandes amigos. É o tipo de amizade que você carrega para a vida toda. Quando Dexter pensa em alguém, aquele alguém com que gostaria de compartilhar algo, ele pensa em Emma. E esse sentimento é recíproco. 

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável".
                                                           Charles Dickens, Grandes Esperanças

É com esta citação do poema de Charles Dickens, que o autor inicia o primeiro capítulo de sua obra. O texto além de lindo, resume perfeitamente a história do livro. A forma irreverente com que David Nicholls descreve  os capítulos desta história é o que torna o livro interessante. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento e da vida de Dex e Em são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. O autor consegue tramar a história de forma precisa, com detalhes impressionantes, que faz com o leitor crie uma intimidade com os personagens.  


Cena do filme: Em é interpretada por Anne Hathaway, e o ator Jim Sturgess dá vida a Dex.


Em seu livro, Nicholls coloca a quantidade certa de humor, drama e romance, fazendo com que seja impossível que qualquer leitor não goste de Um dia e com certeza fazendo do autor um dos melhores da atualidade. O texto é impecável  e impossível de largar, mesmo que tenha capítulos grandes, e não há nenhuma dúvida de que é o livro perfeito para qualquer um que queira se deliciar com uma leitura fantástica.


É interessante ver o que o amadurecimento faz com a vida da dupla.  Muitas vezes, no decorrer do texto nos deparamos com algumas situações divertidas e semelhantes a que vivenciamos ou sentimos na nossa adolescência.  O êxito da obra está ligado diretamente ao fato de que as experiências que Dexter e Emma vivem são comuns a todas as pessoas. Leia aqui o primeiro capítulo do livro.

Lançado no ano passado na Inglaterra, o livro ganhou status de fenômeno mundial. Segundo dados do Estadão, já foram vendidos mais de 1,35 milhão de exemplares da obra, sendo 700 mil apenas no Reino Unido. Nos Estados Unidos, no mês de lançamento, 275 mil cópias deixaram as prateleiras. O sucesso fez o título entrar para a lista de best sellers do New York Times e Sunday Times, além de conquistar editoras interessadas em 37 países, incluindo o Brasil.

Por aqui, o título começa a chamar a atenção. Lançado pela Editora Intrínseca, o livro saiu com uma tiragem de 25 mil exemplares. Vendeu tudo. Na sequência, mais 25 mil exemplares foram impressos e, agora, a editora está imprimindo mais 30 mil exemplares. A boa resposta já faz com que a obra apareça entre os 12 livros mais vendidos do País.
  



O sucesso do livro é tão grande, que a história foi adpatda para o cinema. É o próprio Nicholls quem assina o roteiro de Um dia. Em é interpretada por Anne Hathaway. E o ator Jim Sturgess dá vida a Dex. A direção é de Lone Scherfig, que assinou Educação (2009), longa que foi roteirizado por Hornby, o mesmo que fez vastos elogios para Um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário