terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trilogia Millennium



A versão hollywoodiana do primeiro livro da Trilogia Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres reascende a procura pelos livros.



                                                         Versão hollywoodiana do livro



Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra.

Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.

O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.






Millennium é o nome da revista da qual Mikael Blomkvist é jornalista e um dos proprietários. A credibilidade da revista está em jogo, uma vez que, Mikael foi condenado por difamação contra o financista Wennerström.
Henrik Vanger, velho patriarca da família, oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se Mikael aceitar a investigar o assassinato de sua sobrinha Harriet a quatro décadas. Mikael descobre que suas inquirições não são bem vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência morto.

É nesse jogo de intrigas e ameaças que Lisbeth Salander surge para ajudar Mikael a desvendar esse mistério que envolve o desaparecimento de Harriet.



                                                          Trailer do filme na versão sueca


Não é só em Hollywood que best-sellers ganham adaptações para o cinema. Os três livros da trilogia já foram exibidos na Suécia e boa parte da Europa, com ótima recepção por onde passou.

"O alvoroço em torno do romance é plenamente justificado. Seu desempenho é excelente em todos os quesitos - personagem, história, atmosfera." The Times





No segundo livro da trilogia "A Menina que Brincava com Fogo", Lisbeth Salander é acusada por triplo homicídio. Pelo assassinato do seu tutor Nils Burjman, um advogado corrupto e estuprador; e pela morte de um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráficos de mulheres. Mikael acredita na inocência da amiga e inicia uma investigação que irá  desenterrar uma sórdida história de crimes envolvendo pessoas do mais alto escalão da sociedade sueca.



                                     Trailer do segundo filme da trilogia Millennium - versão sueca


"A série de Larsson apresenta qualidades em comum com outro fenômeno da literatura estrangeira: O nome da rosa (...) Sua trilogia Millennium é um delicioso e instrutivo compêndio de conhecimento acadêmico e referências  à cultura pop." The Gardian






 Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth salander se recupere, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Michael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados.

Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdito que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar quando tinha 12 anos.

A Rainha do Castelo de Ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um local único dentro da literatura policial contemporânea.



                                                 Trailer do terceiro livro em versão sueca


"Recomendo ao leitor se fechar durante um fim de semana munido de litros de café e alguns suprimentos, para se deliciar com a trilogia Millennium." Rolling Stone


Nenhum comentário:

Postar um comentário