terça-feira, 22 de maio de 2012

Trilogia Jogos Vorazes


Sucesso de vendas, Jogos Vorazes é um romance de ficção científica para jovens adultos escrito por Suzanne Collins.

Foi originalmente publicado em 14 setembro de 2008 pela editora Scholastic, nos Estados Unidos. Já no Brasil o lançamento foi só em setembro de 2010 pela Editora Rocco.

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com uma história surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Jogos Vorazes - 1º Livro da Trilogia




Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.





Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa.



Em Chamas - 2º Livro da Trilogia






Algo parece ter mudado para sempre em Panem depois que Katniss ganhou os Jogos Vorazes. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katinss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada  a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los as lutar novamente.



A Esperança - 3º Livro da Trilogia





Katniss acreditava que não precisaria mais lutar.  Mas as regars do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolod a causa rebelde. Ela precisa virar o tordo.


O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa  responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?



"Uma jornada ao lado do mais obscuro da alma humana, em luta contra a opressão e a favor da esperança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário