quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Man e o Brother, de Dilan Camargo




No próximo dia 18, Dilan Camargo estará na Athena Livraria para lançar o livro "O Man e o Brother" publicado pela Editora 8INVERSO.

O Man e o Brother é uma obra classificada como literatura infanto-juvenil, porém, indicamos a leitura aos pais e professores. A narrativa dos contos é belíssima.

Segundo entrevista do autor no site da 8Inverso,  os contos do livro retratam "jovens que enfrentam os duros desafios de uma realidade social pesada, hostil e que lhes oferece poucas possibilidades de realização humana. São ambientes e conflitos tão difíceis e agudos que os obrigam a exercer a sua capacidade de escolha e de superação, ás vezes no limite da própria vida". 








Os 10 contos de O Man e o Brother trazem personagens que circulam num espaço de vulnerabilidade e de pouca perspectiva. O garoto que não quer ser brother, que quer ser man; o outro, cuja mãe, com limite e com amor, impede que se perca; a Cinderela, que sonha com o sapato que a tornará princesa por uma noite, são personagens que encontramos todos os dias num passeio pela cidade - pelas cidades.

"Sua voz me desperta dos pensamentos que fazem barulho dentro da minha cabeça. Minhas pernas se espicham e puxam meus pés em passos alongados e confiantes. Sinto uma alegria nova, que parece vir de algum vento que por ali está passando. As pessoas, ao longo da avenida, e os ciclistas pela ciclovia, não sabem do segredo só meu e da minha mãe." (trecho do conto "Pela Ciclovia") 

O Man e o Brother foi destaque em alguns veículos de comunicação. O colunista do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, Oscar Bessi Filho publicou , na edição dominical de 1º de abril, uma resenha sobre a obra de Dilan Camargo. São palavras de Oscar:

"Li (O man e o brother) numa sentada. Dez contos do poeta Dilan Camargo sobre jovens e vulnerabilidade. Crescimento, riscos, sonhos, limites e conflitos. (...) Os textos tocam. Profundamente. Todos. É Dilan e sua visão do mundo, sua sensibilidade que faz a diferença, suas narrativas irreparáveis. Vidas reais, que podem ser encontradas nas ruas, assim, ao alcance da mão, do olhar, do coração. Todos os dias."

No dia 23 de março, Dilan Camargo, Luis Dill e Sergio Napp, autores que também lançaram seus livros pela 8Inverso Editora foram entrevistados por Roger Lerina no Programa do Roger, na TVCom (canal 36 da NET em Porto Alegre). Assista ao vídeo do programa abaixo:






Devido ao sucesso do livro "O Man e o Brother" cerca de 80 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, adotaram a leitura da obra em seu cronograma escolar. Lançado em abril deste ano o livro reúne contos sobre adolescência, família, valores e juventude. Esta é a primeira incursão do poeta Dilan Camargo pela narrativa. (Fonte: Editora 8INVERSO)



Um pouco sobre o autor:


Dilan Camargo por Ele Mesmo:

"Nasci em Itaqui, no Rio Grande do Sul, vivi minha infância e juventude em Uruguaiana, fronteira com a Argentina, cursei a universidade em Santa Maria e hoje vivo entre Porto Alegre e Igrejinha.
No curso dos acontecimentos e na paixão pela literatura vou aperfeiçoando a minha formação de leitor e de escritor. Frequentei bibliotecas públicas, tomei livros emprestados, li muitas histórias em quadrinho. Apresentei programas de rádio e editei jornais para jovens junto com um grupo de amigos, fiz teatro universitário, escrevi letras de música.
Publiquei vários livros para adultos, para jovens e para a criançada.
Um dia minha mãe me disse: 'o conhecimento é um tesouro que o vento não derruba, a água não leva, o fogo não queima e o ladrão não rouba'. Com os livros que li e que escrevo vou construindo a minha fortaleza de papel".

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre Dilan Camargo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário