segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ação Dia das Crianças



A Athena  Livros e Revistas está promovendo uma Ação para o Dia da Criança.  Além de presentear as crianças e ganhar um bom desconto na compra de um livro novo, nossos clientes poderão ajudar a montar o acervo para a Biblioteca Infantil do Centro de Desenvolvimento Estação dos Ventos.

A promoção consiste, basicamente na arrecadação de livros infantis usados para doação a entidade carente.  O processo se dará através da troca simples com desconto na compra de um livro novo, ou seja, quando da compra, por uma criança, de um novo livro infantil, a Athena Livraria dará desconto no percentual de 20% (vinte por cento de desconto) sobre o valor do mesmo, na compra à vista, desde que um livro usado seja deixado para doação.  Todos os livros arrecadados serão doados ao Centro de Desenvolvimento
 
Um pouco sobre a  ESTAÇÃO DOS VENTOS:

O Centro de Desenvolvimento Estação dos Ventos está situado na apropriação de terras do Governo Federal no Km 3, em Santa Maria - RS. É uma associação sem fins lucrativos e  registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência  Social e Secretaria do Trabalho  e do Desenvolvimento Social do RS.





Atende aproximadamente 109 crianças dos primeiros meses até os 12/13 anos de idade, das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. A Estação dos Ventos oferece alimentação, atividades lúdico-pedagógicas e de reforço escolar, além dos projetos desenvolvidos na instituição.




Sua história:

A Estação dos Ventos nasceu em abril de 2005 com a finalidade de atender as crianças da comunidade que estavam expostas aos riscos urbanos, ou seja, crianças que ficavam em casa sozinhos u cuidados por irmãos mais velhos.


Organizou-se uma reunião com um  grupo de mães, convocadas pelo então líder com unitário Jan Carlos Ferreira Machado. A ideia acordada era fazer um rodízio de mães para cuidar das crianças, de modo que cada mãe deixasse seus filhos com outra mãe em um determinado dia para ir trabalhar, assumindo em outro esta mesma tarefa.

No entanto, com o passar do mês, algumas mães foram desistindo desse compromisso, pois conseguiram emprego. Então, Fabiana, esposa de Jan Carlos, que estava de férias, viu-se aproximar o dia de volta ao trabalho, estando acompanhada apenas de Pâmela, sua enteada, para cuidar de 16 pequenos de 0 a 6 anos. Decidiu então largar o emprego e assumir a frente do Projeto, sempre contando com a ajuda de Jan Carlos que manteve, ao longo do ano de 2005 e parte de 2006, alimentação básica para os pequeninos.




As dificuldades eram muitas. As portas foram fechadas por três vezes, até então que mães abnegadas saíram em busca de parceiros. Em 1º de maio de 2006, houve a visita da Associação de Amigos do BOB e, desde então, a ajuda começou a chegar. Depois com a ajuda do exército a estrutura do prédio em madeira já com partes deterioradas pelo tempo, foi parcialmente substituída por alvenaria.




A maioria dos moradores do local tem como fonte de renda a coleta do lixo para venda. Cerca de 290 famílias se instalaram na região em 2001. A localização das terras está em andamento, mas ainda não tem data certa para tal.

O que almejamos:

Dentro outros: a melhoria estrutural da instituição e da qualidade da alimentação, inclusão das crianças e pais no universo informacional (informática básica), passeios culturais a museus, Cidade Universitária, Zoológico (em Sapucaia do Sul) e pontos turísticos de nossa cidade, realização de parcerias para atendimento médico-odontológico das crianças e suas famílias.




Projetos desenvolvidos na Estação dos Ventos:

- Aulas de violão, flauta e teclado, ministrados uma vez por semana, pela professora Ana Isaias. O projeto é patrocinado pela Planalto.



- Aula de reforço, no turno inverso da escola, para crianças em idade escolar.  Ministradas pela Professora Michele Schmit , Associação Amigos do BOB.

- Hora do Conto, uma vez por semana, projeto do CONDICA (Conselho da Criança e do Adolescente de Santa Maria) organizado pela professora Michele Schmit.




- Aulas de dança e recriação, coordenado pelo professor Felipe, do PELC (Programa de  Esporte e Lazer da Cidade, da UFSM.




- Programa de Geração de Renda, destinado as mães da comunidade:
1.CONDICA, responsável pelos cursos de Manicure e Pedicure.




2.Projeto da Assistência Social, ministrando o Curso de Padaria.




Mais informações sobre a Estação dos Ventos no Facebook da instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário