sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Narcotráfico: uma guerra na guerra, de Thiago Rodrigues na Athena Livraria




No dia 23 de novembro, as 18hs, a Athena Livraria recebe Thiago Rodrigues, doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, para sessão de autógrafos do livro "Narcotráfico: uma guerra na guerra", lançado em 2003 pela editora Desatino. O livro aborda os aspectos centrais do fenômeno do comércio das drogas proibidas, abordando a situação de três países - Brasil, Colômbia e Bolívia. Além de desconstruir conceitos erronamente popularizados como "narcotráfico" e "cartel", Rodrigues traz o debate sobre de que forma se articulam as políticas de proibição e interesses econômicos nesses contextos. 

Além de situar historicamente as origens do proibicionismo, de investigar a evolução recente do enômeno em três países da América do Sul, o livro busca compreender os sentidos políticos e ideológicos do imaginário contemporâneo das drogas no qual a noção antropológica de "contaminação" assume enorme relevo, pois os estigmas produzidos em torno das drogas ilícitas, irracionalmente assim classificadas em distinção das substâncias legais, como o álcool e o tabaco, servem como ordenadores morais e servem para localizar "bodes expiatórios" para a identificação das causas da violência, do medo e das inquietações mais paranóicas, confundindo propositalmente as consequencias com as causas do problema.
 Henrique Carneiro em artigo  para Revista Verve, ago/dez 2003



Confira artigo de Thiago Rodrigues para a Revista Le Monde Diplomatique, intitulado "Tráfico, guerras e despenalização"


Sobre o Autor

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Ciências Sociais (Relações Internacionais) pela PUC-SP; tendo cumprido estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Colabora com o Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon), da Universidade Cândido Mendes (UCAM), onde co-coordenou o grupo de trabalho "Governança global e transformações pós-conflitos" (entre 2005 e 2010). Entre 2002 e 2010 foi coordenador do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina e foi, entre 2004 e 2009 professor convidado da Pós-Graduação em Política e Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi professor substituto no Departamento de Política da PUC-SP nos anos de 2006 e 2007. Tem experiência na área de Relações Internacionais e Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina, pensamento libertário e Michel Foucault. 
(Informações retiradas da Plataforma Lattes do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário